Siga seguro:
Clique agui para dicas de segurança em casa, na rua e no trânsito

 

16/05/2012 - IGP inaugura novas instalações em Canoas
 

Uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 16, marcou a inauguração das obras de ampliação do Posto de Atendimento do Instituto Geral de Perícias em Canoas. O ato teve a presença do Secretário Estadual da Segurança Pública, Airton Michels, além do prefeito Jairo Jorge, a vice Beth Colombo, além do Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, e direção do IGP.

As obras de ampliação do posto, localizado junto à Rodoviária de Canoas, iniciaram em março, com a cedência do espaço e a realização das obras, realizada pela Prefeitura de Canoas. O material para pintura e a adequação dos banheiros foi doado pelo CONSEPRO. A parceria com o Estado possibilitou a duplicação da área física do posto, além da construção de sanitário, cozinha e condições adequadas ao atendimento de portadores de necessidades especiais.

No local atuam dois Funcionários do IGP, um funcionário cedido pela cidade de Nova Santa Rita e um cedido pela cidade de Canoas, além de nove estagiários cedidos pela Prefeitura de Canoas e um estagiário cedido pelo CONSEPRO.

Em sua fala, o secretário Michels destacou a parceria com a prefeitura na concepção da nova estutura. O prefeito Jairo Jorge reiterou a importância da obra estar ligada em servir bem ao cidadão. O secretário Pazinato observou que a confecção da identidade é uma das primeiras instâncias da cidadania.

Também participaram do ato o diretor -Geral do IGP, José Cláudio Garcia; o presidente do Consepro/Canoas, Carlos Schuch, o comandanto do 15º BPM, tenente coronel Mário Ikeda, diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, Edilon Paim, o ex-presidente do Consepro e atual secretário adjunto de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Túlio Moreira, diretor da Guarda Municipal, coronel Luiz Carlos Bortolli, e convidados.

Atualmente o Posto de Identificação de Canoas realiza a emissão média de 100 carteiras de Identidade e 10 atestados de antecedentes diários, além de identificação criminal e pós-morte. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, sem fechar ao meio dia. A Coordenadoria do serviço é realizada pela Papiloscopista Fátima Vergina Levorci Palma.

Endereço:

Posto de Atendimento do IGP em Canoas


Avenida Getúlio Vargas, 5001, junto à rodoviária de Canoas, bairro Marechal Rondon.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, sem fechar ao meio dia.


Serviços à população: confecção de documentos de identidade e atestado de antecedentes.


Serviço - tire suas dúvidas sobre a confecção da Carteira de Identidade:

Quais documentos são necessários?
SOLTEIRO - apresentar Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);

CASADOS/VIÚVOS - apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);

SEPARADOS JUDICIALMENTE OU DIVORCIADOS - apresentar Certidão de Casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original).

MENORES DE 16 ANOS - devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade.

DOCUMENTOS OPCIONAIS: Se desejar incluir o número do CPF e PIS na carteira de identidade é obrigatório a aprestação dos documentos originais, conforme Decreto n° 98.963, de 16/02/1990.

É facultativo a apresentação da Ocorrência Policial, juntamente com a Certidão, nos casos de perda, furto ou roubo da Carteira de Identidade anterior.

Nas unidades do Departamento de Identificação da Capital/Tudo Fácil, bem como nos seus respectivos Postos Regionais " On-Line" da Região Metropolitana e do Interior do Estado, não é necessário levar fotos.

Quanto custa?
Primeira via: R$ 31,85 - isentos menores de 16 anos
Segunda via: R$ 45,50 - isentos maiores de 65 anos

Onde pagar?
O cidadão recebe, ao final do processo de confecção da Carteira de Identidade, a Guia de Arrecadação (GA) para realizar o pagamento da taxa em qualquer agência do Banrisul, em dinheiro.



Crédito da notícia: Jesiel B. Saldanha

 

 

  Outras notícias
 01/12/2017 - teste
 04/10/2017 - CONSEPRO entrega a Polícia Civil equipamentos adquiridos através de convênio com a VEC
 12/07/2017 - Visita ao 15º BPM
 03/07/2017 - Reunião do CONSEPRO no SIMECAN
 24/04/2017 - CONSEPRO
 24/04/2017 - CONSEPRO CADASTRA FORNECEDORES
 11/01/2017 - Segurança Pública em Canoas
 16/12/2016 - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO CONSEPRO
 09/11/2016 - Presidente do CONSEPRO reune-se com diretoria do Instituto de Identificação
 03/10/2016 - CONSEPRO conhece projeto de Sistema de Atendimento e Despacho de Emergência
 16/09/2016 - Consepro Canoas recebe doações da Pompermaier Contabilidade Empresarial
 15/09/2016 - CONSEPRO RECEBE DOAÇÕES
 17/08/2016 - Visita a Vara de Execuções Criminais de Canoas
 23/06/2016 - CONSEPRO ASSINA CONVÊNIO COM A PREFEITURA
 02/06/2016 - CONSEPRO RECEBE VISITA